SÃO PAULO . 2022
O edifício que hoje abriga a Educação Infantil do Colégio Santa Maria foi um dos primeiros projetos elaborados pela sociedade entre os arquitetos Plínio Croce, Roberto Aflalo e Gian Carlo Gasperini, hoje Aflalo Gasperini Arquitetos. O projeto foi concebido em 1963 e inaugurado em 1968, a partir da demanda para ampliação do centro educacional localizado no bairro de Santo Amaro, distante quinze quilómetros do centro de São Paulo, no contexto da descentralização da cidade a partir da década de 1960.
Organizar os espaços a partir dos usos pedagógicos e administrativos nos módulos existentes:
-
Revalorizar o conceito espacial, material e de conforto dos módulos originais, com o aproveitamento da iluminação e ventilação naturais;
-
Propor entradas independentes para os alunos, funcionários e visitantes, associadas a praças de convívio, escadas e rampas acessíveis;
-
Nova materialidade composta por base de concreto e estrutura tubular metálica de suporte para o paisagismo, complementam os edifícios existentes.
-
1º módulo - nova biblioteca com estantes que possam expor os livros em diferentes maneiras mesclando espaços de leitura e lúdicos para sentar, deitar ou escalar. No centro, um espaço flexível com pufes e tapetes, para atender as demandas pedagógicas.
-
2º e 3º módulo - sala dos professores e assistentes, diretores, pedagogos, copa, banheiros e enfermaria para os alunos. Foram propostas rampas, escada e caminhos para integração com o conjunto. Junto a entrada foi proposta uma área de convívio para os funcionários e alunos.
-
4º módulo - atendimento ao público externo, composto por uma praça arborizada, novo acesso, espera, recepção, salas de atendimento e banheiro acessível. Painel de madeira na recepção afim de criar impacto visual e isolamento acústico nas salas de atendimento.