O projeto para exposição “Casa Brasileira” surgiu de uma demanda apresentada por equipe multidisciplinar a Caixa Cultural. Ao serem escolhidas as obras e os arquitetos, foram também definidas as estratégias e narrativas para a exposição.
Foram visitadas obras e realizadas conversas com Paulo Mendes da Rocha, Ziiegbert Zanettini, Marcos Acayaba, Hélio Olga, Ruy Ohtake, Hector Vigliecca e outros. Foram acessados os arquivos dos Institutos e acervos do Abrahão Sanovicz, Franz Heep, Ramos de Azevedo, Gregori Warchavchik, Joaquim Guedes, Artacho Jurado, Vilanova Artigas, Lina Bo Bardi, Oscar Niemeyer, Oswaldo Bratke, Victor Dubugras, Arquivos Municipal de São Paulo e a Biblioteca da FAU USP.
Foi proposta a abordagem histórica e um panorama das casas brasileiras a partir da cidade de São Paulo e seus arredores. Estratégia escolhida pela possibilidade de visita a todas as obras e formas de morar selecionadas para a exposição.
Através de croquis, desenhos técnico, maquetes, fotografias e textos, os visitantes são estimulados a percorrer temas como aberturas, o morar colonial rural e urbano, as casas e formas de morar do século XIX, o morar moderno, contemporâneo, o morar coletivo das vilas operárias aos conjuntos habitacionais contemporâneos.
Na primeira sala além dos textos institucionais e da curadoria, foi proposto um espaço sobre o ofício do arquiteto, composto por prancheta, cadeira, papeis, inspirado nos escritórios visitados. Compondo o espaço foi posicionado um painel com um mosaico de imagens de formas de morar como casas indígenas, ribeirinhas, palafitas, moradias periféricas, fruto de um saber popular que representa a maior parte das construções no Brasil.
A exposição se organiza utilizando as paredes do edifício como suporte, expositores em diferentes alturas e foi proposto um conjunto de biombos modulares e articulados, assim como as aberturas, portas e caixilhos muito representativos nas habitações brasileiras, pudessem ser abertos conforme as necessidades de cada espaço. O design dos biombos faz uma leitura sobre as formas de controle da luz e ventilação nos ambientes internos presentes nas habitações brasileiras.
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Organização do espaço através de um percurso histórico;
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Utilização das paredes como suporte e o apoio e expositores e a criação de um elemento que pudesse organizar o espaço e os temas abordados;
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Abordagem das especificidades dos projetos com um olhar sobre formas de morar coletivas.