MOLINARI
BRASÍLIA . 2015
A demanda do projeto foi apresentada por uma equipe multidisciplinar à Caixa Cultural que definiu a cidade de Brasília como sede da exposição, cujo objetivo foi retratar a tradição do vidro veneziano no Brasil na produção de peças artesanais a partir da trajetória dos irmãos Molinari.
Para definição das estratégias da expografia foi realizada a visita à fábrica Cristais São Marcos em Minas Gerais para vivenciar a produção, conversar com os autores e produtores e escolher as peças a serem expostas.
O desafio foi criar expositores que fossem suporte para narrativa proposta e abrigassem peças em vidro, de diversas dimensões, pesos, formatos e respeitassem a fragilidade do material com segurança aos visitantes.
Pela impossibilidade da utilização das paredes internas como suporte para a exposição, foram elaborados expositores em formas e alturas diferentes. As formas prismáticas triangulares foram utilizadas como suporte dos textos explicativos, as formas cúbicas e paralelepípedos para expor objetos individuais e em pequenos conjuntos e formas curvas para atender conjuntos de obras e o projeto de fabricação. A iluminação interna aos expositores foi pensada como estratégia para iluminar os objetos e minimizar o ofuscamento provocado pelos grandes vitrais presentes nas laterais do edifício.
Como forma de marcar a entrada e controlar o que é visto ao entrar na exposição, foi criada uma estante inspirada na arquitetura de Brasília. De um lado apresenta o nome da exposição e pequenas aberturas verticais, do outro estantes com obras que coincidem com as aberturas e assim filtram a luz da parte externa como os vitrais do edifício.
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Criação de expositores modulares para organizar a narrativa proposta na exposição;
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Iluminação interna aos expositores evitando o ofuscamento provocado pelos vitrais presentes no edifício;
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Criação de estante para marcação da entrada, suporte do nome da exposição e obras.