SÃO PAULO . 2016
O projeto para a Sala de Leitura partiu de uma demanda da Rede Municipal de Ensino para escola localizada no bairro de Guaianases, que pudesse ser reproduzido em toda a rede de escolas do município de São Paulo.
Com espaço flexível para atender alunos de diferentes idades, o projeto previu espaços que se adequam a escala dos usuários e podem ser adaptados aos espaços de diferentes escolas. Portanto, foi necessário projetar um mobiliário modular, com peças de encaixe para ser reproduzido, fabricado e montado em toda rede municipal.
O programa foi setorizado com espaços para leitura e armazenamento do acervo. Os espaços de leitura foram posicionados de forma central no espaço, com mobiliário flexível composto por mesas, sofás e pufes para atender as demandas das escolas. Os espaços de armazenamento do acervo e apoio para exposição de livros foram planejados nas extremidades do espaço em estantes.
De um lado foi posicionado o acervo adulto e juvenil, armazenado em estantes e bancada escalonada para apoio durante as consultas.
Do lado oposto, foi posicionado o acervo infantil, armazenado em estantes que são acessadas por degraus, que funcionam como bancos. Essas estantes também acessam o mezanino que configura o espaço apelidado de “Casa da Leitura” por sua forma lúdica que convida os usuários a se deitarem e mergulharem no universo da leitura.
-
Mobiliário modular, com peças de encaixe para ser reproduzido, fabricado e montado em toda rede municipal;
-
Espaços flexíveis para atender as demandas das escolas;
-
Acervo organizado em setores, respeitando a escala dos usuários;
-
Espaços lúdicos que convidam os usuários a mergulharem no universo da leitura.