BIENAL QUITO
Biblioteca Padre Moreau
A Biblioteca Padre Moreau foi finalista na categoria de intervenção não patrimonial.
"O trabalho de integração com o contexto é valorizado através da criação de três pequenas praças públicas que conduzem a transição entre o interior privado e o exterior público. Interessante é o resgate e a valorização da estrutura de madeira da cobertura, que pode ser apreciada na sua totalidade. O sistema de divisão interna do espaço evidencia a vocação lúdica da biblioteca, proporcionando diferentes formas de utilização para um público intergeracional."
Parecer do Júri, Bienal de Quito
INTERVENÇÃO MAC-USP
Inflexão: resistência e censura
A intervenção urbana temporária “Inflexão: resistência e censura” (1) se faz a partir de projeções de imagens nas empenas dos edifícios do MAC USP junto ao parque do Ibirapuera em São Paulo. A fachada do Pavilhão de Bienal (primeira sede do museu) voltada para a Avenida Pedro Alvares Cabral e a fachada do MAC USP voltada para o monumento do Obelisco. As projeções serão feitas de forma cruzada entre os dois edifícios. Um equipamento será instalado no terceiro andar do Pavilhão da Bienal e projetará imagens de obras artísticas realizadas durante o período da ditadura militar na empena do MAC USP. Outro equipamento será instalado no último andar do MAC USP, no mirante e projetará notícias de casos de censura a manifestações artísticas ocorridas nos últimos anos na empena do Pavilhão de Bienal. Desta forma, as imagens em uma empena e as notícias na outra estarão expostas em combinações aleatórias. Os feixes de luz dos projetores poderão ser vistos em maior ou menor grau dependendo da umidade do ar. No cruzamento entre eles estará o ponto de inflexão, um desvio no caminho, momento central da intervenção, quando passado e presente se confundem, lá está a poesia.
PUBLICAÇÃO ARQUINE
Biblioteca Padre Moreau
La biblioteca se inserta estratégicamente en el trazado urbano de la institución, en el eje de la entrada principal, entre zonas verdes, en el cruce de caminos y flujos entre los edificios docentes y deportivos. Su materialidad está relacionada con las construcciones de ladrillo de las instituciones educativas norteamericanas, origen de las hermanas que dirigen la institución. La estrategia principal fue reposicionar la biblioteca como lugar de encuentro entre los estudiantes y la enseñanza, para convertirla en un polo de atracción para el debate, la investigación y el estímulo de la fantasía y la creatividad. Para ello, se propuso ampliar la biblioteca fuera del edificio con la construcción de tres plazas. La plaza que da al amanecer estaba cubierta y se accede a ella desde el interior de la biblioteca. Las otras dos plazas con bancos y jardines permiten utilizar la biblioteca para leer e investigar al aire libre.
PUBLICAÇÃO ARCHDAILY
Biblioteca Padre Moreau
O trabalho de integração com o contexto é valorizado através da geração de três pequenas praças públicas que gerem a transição entre o interior privado e o exterior público do parque. Interessante é o resgate e valorização da estrutura de madeira da cobertura que pode ser vista na sua totalidade. O sistema de divisórias internas do espaço mostra a vocação lúdica da biblioteca que desenvolve diferentes formas de utilização para um público intergeracional.